O que é um sonho?

Candy-Forest-by-Nicoletta-Ceccoli

Um sonho é uma produção mental de quem sonha.

Nele, falamos do passado e do presente, nunca do futuro. Nele, falamos sempre de nós, nunca do outro. Quando inserimos algo ou alguém em nossos sonhos, estamos utilizando aquela coisa ou aquela pessoa para dar significado aos nossos sentimentos e emoções. Sempre é: “o que eu estou sentindo?”

Sua lógica é simbólica e tem ligação com nossas experiências registradas no  inconsciente – experiências que não são tão simples de serem reveladas a nós mesmos, gerando uma censura interna que constrói uma tela mental oscilante entre ter que se revelar e não poder revelar ao mesmo tempo.

O sonho é construído no psiquismo, porém possui uma função biológica: é um mantenedor do sono, ou seja, enquanto sonhamos, continuamos a dormir.

Apenas quando o sonho é de angústia, ou quando o organismo tem urgência em acordar, o sonho não consegue realizar sua função biológica – e então despertamos.

Sonhamos todas as noites. O sonho acontece dentro de uma curva gráfica: no sono profundo, não sonhamos. Quando o sono sai deste estágio e começa a se superficializar, a mente produz um sonho que automaticamente liga um sono ao outro até aprofundar novamente – durante a fase REM. Então, o sonho faz com que continuemos dormindo.

O conteúdo simbólico do sonho pode ser decifrado por meio da associação livre de quem sonha, fazendo ligação com suas lembranças atuais e infantis.

O sonho sonhado não é o mesmo que o sonho lembrado. Assim que acordamos, tudo se mistura ou perde o sentido.

Créditos da imagem: Candy Forest by Nicoletta Ceccoli.

Anúncios

Escreva aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s